AccueilEntre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964

AccueilEntre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964

*  *  *

Publié le mercredi 18 juin 2014

Résumé

À luz da complexa relação entre história e memória, o dossiê Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 – nº 10 (dezembro/2014) proposto pela Revista Crítica Histórica tem a finalidade de suscitar o debate em torno de questões relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se iniciou a partir daí, vinculando acontecimentos passados à manifestação de seus feitos e legados em períodos posteriores. Portanto, através desta chamada, convidamos pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos e reflexões sobre o tema. Ademais, o convite se estende também àqueles interessados em contribuir com as seções de fluxo contínuo, resenhas, documentação, ensaios, entrevistas (ver as seções que compõe a Revista Crítica Histórica).

Annonce

Em 1964, o presidente da República brasileira, legalmente eleito, foi destituído por um golpe de Estado, dando início a uma ditadura que durou anos. Em 2014, cinquenta anos depois, assistimos a umademonização do período histórico, acompanhada da exaltação dos valores democráticos e da defesa dos direitos humanos. Andando nesta esteira que, em 2012, foi instituída a Comissão Nacional da Verdade, ligada ao governo federal, com a finalidade básica de examinar e esclarecer as violações de direitos humanos durante o regime ditatorial. Um processo de condenação do passado iniciado em fins da década de 1970, quando a ditadura dava sinais de crise. Por outro lado, é curiosa a postura das Forças Armadas em continuar sustentando a versão de uma “Revolução Democrática” em 1964, propagada em seus colégios e centros de formação. Neste caso, o golpe e a ditadura são definidos como eventos históricos que salvaram o país do comunismo e alavancaram o processo de modernização brasileiro. Tanto uma quanto outra são versões marcadas por memórias que, se não analisadas criticamente, levam à incompreensão dos fenômenos históricos. Nem descartá-las por sua volatilidade e falta de objetividade, nem atribuí-las tamanha autoridade a ponto de tomá-las como a manifestação fiel dos fatos. A terceira via consiste em convertê-las em objeto de estudo e investigação da história.

À luz da complexa relação entre história e memória, o Dossiê Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 – nº 10 (dezembro/2014) proposto pela Revista Crítica Histórica tem a finalidade de suscitar o debate em torno de questões relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se iniciou a partir daí, vinculando acontecimentos passados à manifestação de seus feitos e legados em períodos posteriores. Portanto, através desta chamada, convidamos pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos e reflexões sobre o tema. Ademais, o convite se estende também àqueles interessados em contribuir com as seções de fluxo contínuo, resenhas, documentação, ensaios, entrevistas (ver as seções que compõe a Revista Crítica Histórica). 

Os textos devem ser enviados até o dia 15 de setembro de 2014. , para o e-mail:michellemacedo.historia@gmail.com de acordo com as normas recomendadas pela revista, a saber:

  • mínimo de quinze, máximo de 30 páginas, em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5.
  • as citações, notas de referência e indicações bibliográficas devem seguir as normas atualizadas da ABNT.
  • os artigos devem vir acompanhados com resumos e palavras-chave em português e em língua estrangeira.
  • todos os artigos devem vir acompanhados de bibliografia ou referências bibliográficas.
  • serão aceitos artigos em espanhol ou inglês acompanhados de resumo e palavras-chave em português.
  • os trabalhos são analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo,  que podem recusá-los, sugerir modificações ou aceitá-los tendo em vista: o tratamento do tema, a originalidade deste ou de sua interpretação e a correção formal da redação.
  • Os textos devem ser enviados em formato .doc ou rtf para o endereço eletrônico michellemacedo.historia@gmail.com. Juntamente com os mesmos, deverá ser encaminhado um resumo de até dez linhas sobre a qualificação acadêmica e profissional do(s) autor(es).

Acessem essa informação pelo endereço: http://www.revista.ufal.br/criticahistorica/index.php?option=com_content&view=article&id=192:chamada-9&catid=96:chamada-dossie9&Itemid=53

Lieux

  • Marechal Deodoro, Brésil

Dates

  • lundi 15 septembre 2014

Contacts

  • Michelle Reis de Macedo
    courriel : michellemacedo [dot] historia [at] gmail [dot] com

URLS de référence

Source de l'information

  • Marie Pellen
    courriel : marie [dot] pellen [at] openedition [dot] org

Licence

CC0-1.0 Cette annonce est mise à disposition selon les termes de la Creative Commons CC0 1.0 Universel.

Pour citer cette annonce

« Entre história e memória no cinquentenário do golpe de 1964 », Appel à contribution, Calenda, Publié le mercredi 18 juin 2014, https://doi.org/10.58079/qic

Archiver cette annonce

  • Google Agenda
  • iCal
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search